O desafio da Gestão de materiais na construção civil
- paulomuru
- 13 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Veja como lidar com essa que é uma das principais causas de atrasos e desperdícios no orçamento em uma obra.
Você sabia que uma construção ou reforma gasta cerca de 8% a mais em material do que o necessário? Apenas considerando o caso de tintas e tijolos, por exemplo, o desperdício está acima de 25% e no uso de massa fina pode chegar a 80%.

Todo esse gasto é produzido principalmente por falhas durante os projetos ou na execução, como a má manipulação por parte da mão de obra, isso sem falar no armazenamento inadequado e perdas durante o transporte.
Apresentando assim em números o impacto é mais expressivo, sendo mais simples de visualizar os prejuízos, mas no dia-a-dia da obra é muito mais difícil de perceber por exemplo:
Quando uma parede fica fora de prumo, a reação mais óbvia e natural do pedreiro é usar a argamassa disponível para nivelar a superfície, até que fique com a espessura correta. Mas, calculando a quantidade de concreto adicional por metro quadrado utilizado e multiplicando esse valor por vários andares, podemos calcular o tamanho do gasto extra.
Por isso, reduzir ao máximo o desperdício é uma das etapas mais indispensáveis para controlar e manter o orçamento definido inicialmente. Para isso é preciso:
− Garantir que os profissionais estejam atentos às especificidades do projeto;
− Supervisionar o trabalho no chão de obra seja supervisionado;
− Reforçar a importância da reciclagem e boas práticas na construção;
− Incorporar formas eficientes de armazenagem, distribuição e transporte de matéria-prima;
Além do desafio relacionado ao desperdício, o ramo da construção civil vem enfrentando dificuldades por conta do desabastecimento na cadeia de fornecedores.
Uma pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) evidenciou que o principal problema enfrentado por empresários do setor no quarto trimestre de 2020 foi a falta ou o alto custo de matéria-prima: 68% dos empresários relataram falta de algum material para produção e 82% afirmaram que os preços das matérias-primas subiram em relação ao período pré-pandemia.
O resultado dessa escassez e alta dos preços acaba sendo um impacto direto no planejamento, causando atrasos nas obras, além dos gastos acima do esperado no orçamento.
E se o desperdício, a falta e a alta do custo dos materiais, é um desafio de gerenciamento mesmo para as grandes construtoras que contam com experiência, recursos, mão de obra qualificada e tecnologia para lidar com essas questões, a dificuldade para quem pretende realizar apenas uma reforma construção única ou até mesmo uma simples reforma se torna excessivamente maior, podendo comprometer completamente os resultados e até a finalização dos projetos.
Por isso é necessário contar com o apoio de quem possui capacidade de lidar com tais questões e se responsabiliza por seguir à risca o orçamento e o cronograma de atividades, para que a obra seja entregue dentro do prazo e sem prejuízos.
A MPA construções fornece o sistema Turn Key, onde fica sendo a responsável por desenvolver todo o trabalho desde a concepção do projeto até a entrega final, pronta para o uso do cliente.
E possui compromisso em contrato com a entrega sempre no prazo!
Para saber mais entre em contato:
E-mail: contato@mpaconstrucoes.com Tel: (11) 4837-5722
(48) 99191-6465
(48) 99635-7171
תגובות