top of page
Buscar

A obra atrasou por falta de mão de obra especializada?

  • paulomuru
  • 14 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 13 de out. de 2022

Veja como evitar esse problema sem estourar o orçamento.


Você vai iniciar uma construção ou fazer uma reforma, mas está com o orçamento apertado. Por conta disso resolve não contratar uma construtora, acreditando que essa é uma opção muito cara e que se contratar os serviços e mão de obra de forma separada poderá escolher opções mais baratas e economizar. Mas, nesse post você vai entender o porquê a expressão “às vezes o barato sai caro” se encaixa perfeitamente nessa situação.



Trabalhando ainda nesse cenário hipotético, onde você irá contratar a mão de obra para cada serviço especializado de forma independente, vamos analisar alguns aspectos:

O investimento de tempo

Você começa a listar todos os serviços e profissionais necessários nessa sua empreitada: Arquiteto, Engenheiro, Mestre de Obras, Pedreiros, Serventes, Carpinteiros, Pintores, Gesseiros e Eletricistas são apenas alguns deles.

Depois pesquisa online, pede indicações de conhecidos, sempre com pelo menos 3 opções de cada, para poder comparar os orçamentos, entra em contato com cada um deles... Consegue calcular quanto tempo apenas esse processo inicial vai levar?

E se tem um bem cada vez mais valioso nos dias de hoje é sem dúvida o nosso tempo.

Isso sem falar que não tendo experiência na área, mesmo com todo esse empenho e cuidado, nada garante que fará a decisão mais adequada, afinal o serviço mais barato não garante que ele seja o melhor, pelo contrário.

Mão de obra qualificada é escassa no ramo

Profissionais bons e qualificados são muito concorridos em todas as áreas de atuação, mas no ramo da construção civil essa é uma dificuldade ainda maior, pois o número de trabalhadores especializados é cada vez menor.

Dessa forma as construtoras costumam ter vantagem na contratação, uma vez que possuem uma oferta maior, melhor e mais constante de projetos.

O (des)controle do orçamento

Apesar da possibilidade da economia em contratar os serviços separadamente, a realidade é outra. Quando se coloca na ponta do lápis todos os custos, a soma pode ser muito maior do que contratar uma empresa única que se responsabilize pela obra. Além disso, a compra do material que passa a ser feita em cada uma das etapas, aos poucos, não só encarece o preço como ainda facilita um descontrole do orçamento.

A impossibilidade de planejar um cronograma e o atraso inevitável

Você pode tentar programar o andamento da obra e até antecipar algumas necessidades, como a compra de materiais (que citamos acima), mas basta que um imprevisto ou tarefa dê errado para que todo o cronograma esteja comprometido. E como cada profissional é responsável apenas pela execução da sua etapa, não havendo um gerenciamento conjunto de execuções, os problemas tendem a ir acumulando até que não exista mais como utilizar o planejamento inicial, tampouco o prazo estabelecido para cada tarefa e simultaneamente a entrega final fica inevitavelmente atrasada.

Por exemplo, um profissional dá o prazo de 3 dias para execução de uma tarefa, mas no meio da atividade ele relata que vai precisar de um material ou equipamento extra, que você só vem a saber o custo ou disponibilidade no momento que descobre a necessidade, só isso já representaria um gasto extra e um atraso, afinal não é possível dar continuidade sem cumprir essa etapa.

O tópico que abordamos acima da mão de obra escassa é também um dos principais motivos para a dificuldade de planejar um cronograma e inclusive de atrasos, pois mesmo quando todas as etapas saem conforme o planejado, muito profissionais estão comprometidos com outros projetos e podem não ter disponibilidade para começar no momento que você gostaria.

Além disso é comum ocorrer uma espécie de ciclo vicioso, onde um profissional ou etapa atrasa, e o seguinte não pode esperar pois tem outro projeto e quando você precisa ele não está mais disponível e é preciso esperar mais ainda, ou o atraso em outra obra faz com que ele adie o seu projeto e assim sucessivamente virando um grande pesadelo. O resultado: Retrabalho e prejuízos:

Muitas pessoas e até mesmo empresas cientes desse atraso tentam ganhar tempo realizando outras etapas: É o famoso “jeitinho”. Mas em uma construção isso não só muitas vezes não é possível (afinal como pintar uma parede que ainda não foi construída?), como ainda pode causar erros e danos que resultaram em um serviço mal feito, ocasionando retrabalhos e prejuízos.

Como solucionar:

A essa altura você já deve ter percebido que tentar gerenciar tudo sozinho, ou deixar cada profissional responsável apenas pela sua etapa leva a um gasto financeiro e emocional imensurável.

Por isso, a melhor solução, sem sombras de dúvidas, é contar com uma empresa especializada que cuide de todas as etapas: incluindo os projetos, a gestão e a execução até o momento de entrega das chaves.

Aqui na MPA Construções oferecemos o sistema Turn Key onde é desenvolvido todo o trabalho, desde a concepção do projeto até a entrega final pronto para o uso do cliente .

Temos também o serviço de gerenciamento de obra, onde é feito o acompanhamento in loco de todas as etapas da obra, visando a compatibilização dos projetos, auxiliando na escolha e contratação de fornecedores terceirizados, também elaborando o planejamento de execução e cronograma da obra.

Conheça os serviços e pacotes oferecidos pela MPA, e escolha o que mais se adequa às suas necessidades. Entre em contato:

E-mail: contato@mpaconstrucoes.com Tel: (11) 4837-5722

(48) 99191-6465

(48) 99635-7171

A nossa missão é acabar com o mito de que a obra pode ser um pesadelo na concretização do seu sonho!

تعليقات


© 2013-2022 por MPA Construções Ltda

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page